Indústria Imaginária | Produção de filmes e conteúdos para TV

A Indústria Imaginária foi fundada por Ricardo Nauenberg após 10 anos de atuação na TV Globo . Atua na produção de filmes e conteúdos para TV



NOVA PARCERIA... MIGUEL FALABELA e RICARDO NAUENBERG vão produzir série de ficção para o GNT|Em negociação com o MULTISHOW a nova série de ficção EDIFICIO ARTE CENTRAL|Em produção a terceira temporada de AUDIO RETRATO para 2015|Em final de roteirização a série BANHEIRO FEMININO, concebida especialmente para a internet... filmagens em maio.|Em REPRISE devido a alta AUDIENCIA, exibição no BIZ - MULTISHOW canal 120 OU 620 da NET, a série AUDIO RETRATO.... 6 doco-musics com de Gilberto Gil, Lenine, Fernanda Abreu, Dinho Outro Preto e o Capital Inicial, Evandro Mesquita e a BLITZ, e Gabriel o Pensador... em breve reprise da SEGUNDA TEMPORADA| O INVENTOR DE SONHOS com Stênio Garcia, Luis Carlos Vasconcelos, Ricardo Blat, Ícaro Silva, e Guilhermina Guinle em exibição no TELECINE TOUCH

Sobre Nós

Conheça a Indústria Imaginária

A Indústria Imaginária

A Industria Imaginária foi criada em 1988 por Ricardo Nauenberg, diretor da TV GLOBO por 10 anos, entre 1980 e 1990. Com a solidificação da empresa, Ricardo se desligou da Rede Globo como funcionário, mantendo relações profissionais permanentes devido ao bom relacionamento construído durante todos os anos de sua permanência.  Logo no primeiro ano de independência engajou-se na montagem da TVA, primeira tv a cabo no Brasil (propriedade do grupo ABRIL), e no desenvolvimento de série de ficção para a REDE MANCHETE de TV. Outros mercados se abriram: produção de comerciais para televisão e desenvolvimento de identidade visual para redes de televisão (entre elas O CANAL RURAL e a própria TVA).

Ricardo Nauenberg tem uma formação polivalente, formado em Design, Arquitetura e Economia. Sua carreira começou com a fotografia de moda, tendo trabalhado para as melhores revistas do setor como a VOGUE, HARPERS BAZAAR e outras. Convidado a se juntar ao time de programação visual da REDE GLOBO como diretor de arte foi responsável com a equipe designada, pelas vinhetas e aberturas da TV Globo por 10 anos. Em paralelo envolveu-se na direção de programas de ficção como CASO VERDADE, PRIMO BASILIO e direção de musicais como FREE JAZZ, STING e TINA TURNER e vídeo clips para o Fantástico, trocando a direção de arte pela direção de programas, na mesma emissora.

Apesar de polivalente, ao fundar a INDUSTRIA IMAGINARIA estabeleceu que a  maior vocação da empresa deveria ser o conteúdo, consequência de sua larga experiência televisiva como diretor de programa. Nesse caminho, logo no primeiro ano de independência, fechou a primeira grande série de pílulas para tv ( projeto CARLTON DANCE sobre dança contemporânea, parceria com a British American Tabacco – Souza Cruz) comercializada em 5 tvs a cabo e uma tv comercial, e grandes séries como O GRANDE TEATRO para a TV Cultura em parceria com a TVE.

Porem, devido à sua natureza multi plataforma, outros formatos foram se seguindo: produção de longa metragem (tanto ficção quanto documentários), desenho de grandes exposições (foi responsável pelas montagens das retrospectivas da obra do designer PIERRE CARDIN pelo mundo), espetáculos de SOM E LUZ (uma iniciativa da Fundação Roberto Marinho em Petrópolis) e transmissões ao vivo pela TV de grandes eventos. Nessa última atividade , a INDUSTRIA IMAGINARIA foi pioneira na transmissão do São Paulo Fashion Week pela DIRECTV , através deum canal de satélite exclusivo, para toda a América Latina ao vivo… a transmissão era diária durante 8 horas, todos os dias durante uma semana.

Ultimamente, em paralelo aos projetos de conteúdo, a INDUSTRIA IMAGINARIA desenvolve também a IMAGINARtv, uma televisão transmitida integralmente pela web, um projeto singular com caminhos próprios. Essa iniciativa evidência a vocação crescente da empresa em se tornar uma unidade criadora de comunicação em geral, com um enfoque direcionado para multi plataformas.

PRINCIPAIS REALIZAÇÕES

Televisão

– Brigada Ambiental – Série sobre meio ambiente para TV

– Carlton Dance – Série sobre dança contemporânea exibido na TV Globo, Globosat e TVA com 253 programas. Filmado no mundo todo, foi e é apresentado por Carolina Ferraz, Giulia Gam, Fernanda Torres e Carla Camurati.

– O Grande Teatro – Telefilmes de 52 minutos cada, com roteiros extraídos de peças de teatro. Com Carla Camurati, Luciana Braga, Claudio Marzo, Paulo José, Marcelo Serrado, Selton Mello e outros. Veiculado na TV Cultura e TV Educativa em rede nacional.

– Um Toque de Mágica – 13 filmes curtos sobre futebol distribuído por 9 países da América Latina.

-Fashion Week TV – Transmissão do evento São Paulo Fashion Week em um programa de TV ao vivo com 8:00hs diárias, transmitido em um canal exclusivo da DIRECTV TV, durante 5 dias ininterruptos. Produção, direção e concepção geral.

-Brasil Lua Cheia- Especial de música com Francis Hime, Paulinho da Viola, Adriana Calcanhoto, e Lenine para o Multishow).

– Audiodoc – Serie de 12 docunmentários musicais para tv, com grandes artistas como Gilberto Gil. Lenine etc…

– Filmes publicitários

Cinema (curta metragem)

-“Acossado”, com Carlos Moreno, Sérgio Mamberti, Bel Kutner, Maurício Branco e outros, exibido em 100 cinemas no eixo Rio e São Paulo

-“Alucinação” com Stenio Garcia e Antonio Abujanra, premio de melho ficção no Festival projeto Leonardo em Milão

Cinema 

-Mano a Mano – Documentário sobre o movimento HIP HOP nos presídios e periferia.

-Toda A Nudez Não Será Castigada – Documentário sobre a idolatria e o preconceito da sociedade em relação a nudez.

-White Black and Blue – Especial com BBKing sobre o racismo.

-Os Sete Pecados do Capital – Documentário analítico sobre a economia moderna.

-Som e Luz – Com Sergio Mamberti, Odilon Wagner e outros

– O INVENTOR DE SONHOS – Longa Metragem

Design

-Programação visual da TVA, Logomarca e vinhetagem.

-Programação visual do Canal Rural, logomarca e vinhetagem.

-Responsável pelo design dos museus de moda de Pierre Cardin, na França, Japão, China e Austrália. Criação, produção e construção.

– Cenografia e concepção gráfica do Rio Fashion Week 2009

Eventos

-75 anos do Globo – Espetáculo Multimídia com Gilberto Gil, João Bosco, Egberto Grismonti, Barão Vermelho, Fernanda Abreu, Milton Nascimento, Paulo Moura, Wagner Tiso.

– Rio em Versos e Prosas – Série de espetáculos multimídia com Paulo Autran, Cássia Kiss, Márcio Montarroyos, Léo Gandelman, associado Secretaria de Cultura do RJ.

-Prêmio Ministério da Cultura – Responsável por todos os filmes de apresentação – Teatro Municipal.

-Espetáculo de Som e Luz para Fundação Roberto Marinho, exibido em bases permanentes em Petrópolis

Internet

Desenvolvimento da ImaginarTV – web tv

Exposições (design)

-Debret – Chácara do Céu

-Pierre Cardin – FAAP (SP

-Espace Cardin (Paris)

-Milton Gleiser – Museu de Belas Artes (RJ)

-Kim Poor – Museu da Casa Brasileira (SP)

-MUSEU DO TELEFONE- TELERJ