White Black and Blues featuring BB King
White Black and Blues
WHITE BLACK and BLUES é um doco music com BB KING onde ele narra a evolução dos direitos civis dos negros americanos ao longo dos anos em que cruzou a América de ponta a ponta, apresentando sua música nos teatros americanos. O Blues nunca vendeu grandes volumes de discos ou CDs… o verdadeiro ganha pão dos músicos desse gênero sempre foi os shows… durante mais de cinquenta anos, performando em todo o território americano, BB KING é testemunha viva de como a condição do negro mudou na sociedade americana. A música teve um papel fundamental nesse processo, pois fez a ponte entre os negros e os brancos, que finalmente se curvaram diante do valor da cultura negra, estabelecendo uma convivencia desejada e irreversível.
-Em meados do século 19, colhedores de algodão do Mississippi levaram para o lavoura o ritmo cantado das work songs. Aos domingos para aliviar as dores da alma, eles cantavam spirituals e gospels nas igrejas. Da fusão desses elementos nasceria o blues, que só foi descoberto pelo mundo civilizado em 1903. Numa noite daquele ano, na estação de Tutwiler, Mississippi, um homem negro se acompanhava ao violão de uma maneira diferente, deslizava um canivete sobre as cordas. Era o blues, a trilha sonora para os mais de 5 milhões de afro-americanos que, entre 1915 e 1970, deixaram o sul rural em busca das oportunidades geradas no norte do país. Para os músicos, mais do que um bilhete de ida, o blues significava um passaporte para a mudança.
WHITE BLACK and BLUES é a síntese dessas mudanças, narrada e cantada ao longo de 45 minutos através da guitarra de BB KING.